quarta-feira, 10 de julho de 2019

MEMÓRIA VISUAL DO SISEL (1)



O primeiro SISEL aconteceu em 2010. A programação consistiu em uma única mesa-redonda com João Wanderley Geraldi e Valdir Heitor Barzotto.

O cartaz do evento, feito um tanto de improviso, era uma paródia da imagem bem conhecida que encontramos no Curso de Linguística Geral. Saussure deve ter desenhado essas duas cabeças na lousa, chamadas A e B, ligadas por linhazinhas pontilhadas. Depois um artista fez a imagem que aparece no livro.

É um desenho onde está representado o acontecimento da interação, e onde aparece, talvez, a figura de um sujeito saussureano.

Provavelmente ele não se importou em colocar mais detalhes nas carinhas desses seus falantes, os portadores do “tesouro da língua”. Saíram dois gêmeos. Dois gêmeros que se chamam A e B.

O que acrescentamos a Saussure se caprichamos um pouco mais e tornamos essas figuras um pouco mais humanas – históricas, tribais, aculturadas ou o que for?

A propósito, durante o evento, alguém (um espertinho) perguntou – por que é que vocês representaram dois homens? Ele queria nos pegar na curva.

Mas quem disse que são dois homens?