CADERNO DE RESUMOS

O objetivo do SISEL é ser um espaço de troca e debate entre a universidade e a escola. Como ele é um evento ligado a um grupo de pesquisa (o DISSE – Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino), ele também é uma ocasião em que o grupo dialoga com a comunidade acadêmica e escolar a partir do que o grupo vem produzindo em suas pesquisas. Esse diálogo se dá de forma provocativa, por meio da pergunta-tema, que é lançada para todos os participantes. Essa sempre é feita em tom provocativo.
Tentamos pegar uma questão que está pautada na área e reapresenta-la à comunidade sob um viés inusitado. Este ano, o tema não poderia ser outro senão o da diferença. Vivenciamos uma guinada radical do senso comum, com a emergência de discursos de ódio e intolerância e com uma polarização extrema do campo político. A diferença ressurge, nos discursos conservadores, como algo a ser combatido. Curiosamente, ela é também o fundamento dessa tomada de posição conservadora – é na sua (suposta) diferença em relação a um outro rechaçado que a identidade desse sujeito se assenta. O que esse momento nos mostra, pela reversão abrupta dos valores, é que a constituição do sujeito se dá em torno de uma tensão – de um lado, a busca pela igualdade em termos de direitos, mas de outro, a necessidade de diferenciar-se do outro, de não poder coincidir com o outro. 
Assim, este caderno de resumos reúne 62 pesquisas desenvolvidas a partir do aspecto da diferença. Os pesquisadores compartilham com os Outros, respostas pautadas em diferentes estruturas teóricas e práticas singulares que demarcam como e se FAZ DIFERENÇA SER DIFERENTE.

Dr. Thomas Massao Fairchild
Presidente da Comissão organizadora do VI SISEL
Coordenador do grupo de pesquisa Discurso, Sujeito e Ensino
Diretor adjunto do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará